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90 anos do Porto de Rio Grande 14/11/2005



Superintendente afirma que Porto do Rio Grande conquistou a maturidade

Rafael Silva

Na visão do superintendente do Porto do Rio Grande, Vidal Áureo Mendonça, os 90 anos de existência representa a “maior idade” para a instituição. Segundo ele, os portos do mundo todo só chegam a uma maturidade por volta dos cem anos.
Para Mendonça, esse amadurecimento pode ser comprovado ao analisar a importância do Porto do Rio Grande para o país. “Nossa área de abrangência agrega muitos valores em serviços e ao longo desses anos todos vem promovendo o crescimento da nossa região. Cada atividade gera riqueza para o Estado e município. Também colaboramos para manter o Brasil entre os grandes exportadores do mundo”, avalia.
O superintendente também comenta sobre a posição do Porto do Rio Grande em relação aos demais portos do país e do mundo, e confirma que só existem dois concorrentes diretos, que são os de Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. “Nossa estratégia para manter-nos competitivos é nos colocarmos como concentradores das cargas do Mercosul”, ressalta.
A posição geográfica do Porto do Rio Grande é um fator que contribui para mantê-lo na posição que ocupa. Situado a 32 graus 07 minutos e 20 segundos de latitude Sul e a 52 graus 05 minutos e 36 segundos de longitude Oeste de Greenwich é o porto de mar mais meridional do Brasil, localizado na margem Oeste do Canal do Norte, que é o escoadouro natural de toda a bacia hidrográfica da Laguna dos Patos. “Essa é uma dádiva geográfica. Dos três portos organizados do Estado, nós somos o mais importante, como o único porto marítimo”, diz o superintendente.
Outra vantagem, segundo ele, é poder contar com todos os modais. “Nós somos o único porto do país ligado com estradas asfaltadas, viação férrea, navegação fluvial e até mesmo com capacidade para o modal aéreo-viário”, destaca.
Conforme Mendonça, a tendência daqui para frente é expandir o Porto do Rio Grande para a margem de São José do Norte. “Isso trará diversos benefícios para os dois municípios e para todo o Estado. Um deles será a viabilização da ligação a seco, que é um sonho dos habitantes da nossa região. Mas somente pode ser concretizado com o fim das obras da BR 101”, explica.



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