Rio Grande - Domingo, 20/08/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Editorial 10/07/2007
Editorial-Desenvolvimento



Nunca é demais falar no Porto do Rio Grande. Aliás, é cada vez mais necessário que se tenha a exata noção de sua importância, não só para o município, mas para a economia de toda a Região Sul do Estado.
Todo mundo sabe que esse é o único porto marítimo do Rio Grande do Sul e o mais meridional do Brasil. Além disso, sua competência também não é novidade. Recentemente, ele foi apontado como o mais eficiente do país pela pesquisa do Instituto Coppead.
Entretanto, essa que é uma das principais portas para a economia globalizada possui certos entraves para o desenvolvimento pleno de seu potencial. E isso tem a ver todos os cidadãos, já que implica em geração de emprego e renda para diversos municípios.
Os investimentos de grandes empresas, em Rio Grande e região, atraídos pela facilidade que o Porto oferece ao comércio exterior, estão todos os dias nos jornais. A criação do Pólo Naval, o aumento do calado de 40 para 60 pés, e a possível expansão para São José do Norte, entre outros empreendimentos, são vias contrárias à realidade que se vê ao analisar o setor mais amplamente.
As empresas que estão se instalando na região, graças à posição estratégica do Porto do Rio Grande, necessitam de uma logística ágil. Pois é exatamente esse o entrave de todo o desenvolvimento industrial e portuário da Zona Sul do Estado.
A falta de autonomia administrativa; o déficit no uso das hidrovias e a precariedade das rodovias que se ligam a Rio Grande constituem um grande obstáculo a ser vencido. Isso se quisermos dar continuidade ao desenvolvimento, tendo o Porto como carro-chefe.
São essas as questões que devem constar na pauta daqueles que buscam o crescimento econômico da Metade Sul. São essas também as preocupações que devem inquietar todos os rio-grandinos que sonham em um dia poder buscar a qualificação profissional e ainda assim permanecer residindo no município.



18/07/2007
- Realidade

17/07/2007
- Vaias Pan-Americanas

16/07/2007
- Privilégios da Impunidade

13/07/2007
- Jogos PanJogos Pan-Americanos

12/07/2007
- Investimentos em SJN

11/07/2007
- Dia da Pizza

09/07/2007
- Venezuela e o Mercosul

06/07/2007
- Progresso

05/07/2007
- E Renan não sai...

04/07/2007
- EDITORIAL

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande