Rio Grande - Quinta-feira, 17/08/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Pier News 16/06/2007

Serão utilizados 17 ônibus para transportar as crianças

Alunos de Campo Bom conhecem o porto

O Projeto Escola do porto de Rio Grande iniciou a receber na quarta-feira, pela manhã, 700 alunos da rede municipal de ensino de Campo Bom, município gaúcho do Vale do Rio dos Sinos. A visita faz parte do projeto Conhecendo as Diversas Paisagens do Rio Grande, bancado pela prefeitura de Campo Bom, que está levando os estudantes da 5ª série das 20 escolas do município para conhecer Rio Grande, a cidade mais antiga do Estado e a única no Estado a possuir um porto marítimo.
Ao todo serão utilizados 17 ônibus para transportar os alunos. No primeiro dia de visita chegaram seis ônibus com 245 crianças. As próximas visitas ocorrerão dia 19 e 21 deste mês. Conforme a diretora da Escola Municipal Edmundo Strassburger, Karina dos Santos, essa é uma oportunidade única para as crianças conhecerem um pouco mais do Estado, pois todos os custos, incluindo transporte e alimentação, são pagos pela prefeitura de Campo Bom. “Essa é a segunda vez que venho ao porto com o projeto e posso dizer que as crianças ficam muito impressionadas, já que a nossa região não tem mar”, explicou.
Além disso, prosseguiu a diretora, os navios causam muita curiosidade aos alunos. “Tudo que eles vêem no porto é, posteriormente, trabalhado nas diferentes disciplinas”. O Projeto Escola no Porto, criado em 2002, funciona através de visitas orientadas por guias pertencentes à Associação de Guias de Turismo do Rio Grande (AGTUR), que são periodicamente treinados pela Superintendência do Porto (Suprg). Ao chegarem no prédio sede do órgão os alunos assistem a uma palestra proferida pelos guias e a um vídeo institucional do porto. Depois realizam um passeio pelo cais do Porto Novo, onde assistem às operações portuárias.
Para Guilherme Lanpert, de 11 anos, aluno da Escola Municipal Borges de Medeiros, o que mais o impressionou foi a quantidade de produtos que são embarcados nos navios. Também ficou interessado pelos contêineres refrigerados. “Não sabia que tinha esses tipos de contêineres que parecem refrigerados gigantes”, revelou. “Foi show essa visita”, disse com empolgação o visitante.
Andreílson de Lima, também de 11 anos, da mesma escola, ficou admirado com o tamanho dos navios e com o Pátio Automotivo do Porto Novo. “Os navios são maiores do que eu imaginava”, explicou. “Achei muito legal as carretas com os contêineres, e vê-los sendo levantados, e também gostei de ver um monte de carros em filas e fiquei sabendo que eles vêm de outros países”.
No ano passado o porto rio-grandino recebeu cerca de 10 mil alunos de diversas escolas do Estado. As escolas interessadas em participar do Projeto podem entrar em contato com a Suprg e agendar a visita pelo telefone 3231-1023.



25/06/2007
- Marcopolo assina novos contratos
- Tráfego de navios permitido durante construção da P- 53...
- Cedência de área do Porto Velho em tramitação
- Fertilizantes incrementam o cais do Porto Novo

16/06/2007
- Licitação da P- 55 em andamento
- Inicia a construção do terceiro berço
- Recursos da Suprg param de ir para o chamado caixa únic...

21/02/2007
- Posse ocorreu na Secretaria de Infra-Estrutura e Logíst...
- Novos diretores da Suprg assumem os cargos com desafios...
- Grupo de trabalho vai se dedicar ao escoamento da safra...

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande