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Pier News 21/02/2007

Vidal (à esq) continua no governo para colaborar com o trabalho

Novos diretores da Suprg assumem os cargos com desafios a superar

A nova direção da Superintendência do Porto (Suprg) tem alguns desafios a superar para tornar o complexo gaúcho cada vez mais competitivo e capaz de atrair cargas. A primeira delas é a luta pela redução no repasse dos recursos ao chamado Caixa Único. A outra é a autonomia do porto econômica e administrativamente .
Em 30 dias será apresentado à governadora Yeda Crusius e ao secretário da Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, um conjunto de projetos com o objetivo de dar sustentação ao plano de desenvolvimento do Estado e melhorar a acessibilidade do porto. Entre algumas medidas que serão propostas estão as mudanças quanto à prática da dragagem de manutenção do calado do porto, que deverá ser mais constante.
Atualmente, há R$ 127 milhões da Suprg no Caixa Único. Um dos reflexos disso é que o governo federal usa essa situação para não liberar recursos para investimentos. O Centro de Navegação Rio-grandense (Centronave) tem reivindicado a manutenção dos recursos em Rio Grande.
Na primeira entrevista coletiva concedida, na quinta-feira o diretor da Surpg, Bercílio Luiz da Silva ressaltou que as autarquias, de modo geral, não deveriam participar do Caixa Único, mas é preciso entender o momento financeiro delicado do Estado. “Nós estamos dentro do conjunto desse processo”, assinalou.
Em relação à manutenção do calado, uma alternativa em estudo é a contratação da empresa que efetivará a dragagem de manutenção do porto do Rio Grande sempre que houver necessidade em um prazo de cinco anos. O dirigente afirma que essa hipótese será discutida com o governo do Estado.
Bercílio se auto denomina coordenador de um processo de estruturação do porto. “Vamos buscar os caminhos e somar esforços para viabilizá-lo econômica e socialmente”, afirmou. O novo diretor tem conhecimento de porto por ter trabalhado como médico veterinário nessa área pelo Ministério da Agricultura.
A parceria dos sindicatos da orla portuária, na visão do novo superintendente, vai ajudar na busca de soluções. A decisão da governadora Yeda Crusius, de reduzir despesas em todas as áreas da administração, deve ser aplicada também no porto. Segundo o diretor, não é possível ter exceções, pois isso implicaria a solicitação de outros órgãos com o mesmo privilégio. Pela portaria, devem ser reduzidos 20% dos cargos de confiança e 30% de custeio.
O ex-superintendente, engenheiro Vidal Áureo Mendonça, vai continuar no governo do Estado, mas com cargo ainda indefinido. A intenção é que ocupe a função de coordenador de projetos portuários da Secretaria de Infra-Estrutura e Logística. Mas ainda não está certo se a dedicação seria exclusiva ao porto de Rio Grande ou também aos outros portos gaúchos.
Vidal se diz satisfeito por ter sido convidado e em poder contribuir com projetos que visem o desenvolvimento do porto. “Pretendemos ajudar a fazer com que o porto tenha o status que merece”, frisou.
O diretor Administrativo Financeiro da Suprg, Sinésio Cerqueira Neto, volta ao cargo depois de tê-lo exercido durante o governo de Germano Rigotto. “Foi muito bom ter trabalhado com o engenheiro Vidal pela sua lucidez em buscar a solução dos problemas”, salientou.



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