Rio Grande - Quinta-feira, 22/06/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Economia 04/12/2006
INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua empresa

Obrigações da semana:

Dia 04: INSS – Pagamento do INSS sobre os salários do mês de novembro/2006.
Dia 05: IRRF – Pagamento do IRRF sobre fatos geradores no período de 21 a 30 de novembro/2006.
Dia 05: IPI – Pagamento do IPI sobre fatos geradores no período de 21 a 30 de novembro/2006.
Dia 07: CAGED – Entrega do CAGED referente a empregados admitidos ou desligados em novembro/2006.
Dia 07: FGTS – Pagamento do FGTS sobre salários do mês de novembro/2006.
Dia 07: DCTF – Entrega da DCTF - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Mensal referente ao mês de outubro/2006.
Dia 07: Dacon – Entrega da Dacon – Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Mensal referente a outubro/2006.
Dia 08: IRRF – Pagamento do IRRF sobre fatos geradores no mês de novembro/2006.
Dia 08: IPI – Pagamento do IPI (veículos) sobre fatos geradores do período de 21 a 30 de novembro/2006.

Discussão sobre gestão pública empreendedora
reúne 460 pessoas na Capital gaúcha
A gestão pública empreendedora é o caminho para transformação do País. Essa foi a idéia central apresentada, nesta terça-feira, 28 de novembro, em Porto Alegre, durante as palestras do 3º Fórum Permanente de Gestão Pública, realizado no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Com a presença do governador do Estado, Germano Rigotto, e de um dos mais importantes especialistas em administração pública do mundo, o americano David Osborne, o fórum reuniu mais de 460 pessoas. O evento é promovido por Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Sistema Fecomércio-RS e Programa Qualidade-RS.
Mais de 205 prefeituras de cinco Estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo – estiveram representadas no encontro. Criado em 2004 com a intenção de contribuir para o processo de qualificação e de modernização do setor público municipal, o fórum contou com a participação de 160 prefeitos e de 15 vice-prefeitos.
Os avanços obtidos pelo Estado foram destacados pelo governador gaúcho na abertura do Fórum: “Eliminamos sete secretarias de Estado, extinguimos 2.280 cargos de confiança e instituímos os contratos de gestão nas estatais. Como conseqüência imediata, elas deixaram de dar prejuízo, tornaram-se lucrativas e vêm recebendo significativos prêmios em reconhecimento à sua performance”, afirmou Rigotto. O governador também lembrou que o Estado é o pioneiro na implantação de compras por meio do pregão eletrônico.
A especialista em construção de novos modelos de gestão, Teresinha Cesena, apresentou a Agenda Estratégica “O Rio Grande que Queremos” como exemplo de união para as prefeituras em busca de melhorias em suas regiões. Na prática, de acordo com Teresinha, isto significa a “aplicação de um novo comportamento do gestor e do próprio poder público”. A especialista afirma que é preciso ir além da execução de projetos, buscar parcerias e promover atividades. “Os gestores devem ser protagonistas do desenvolvimento e trabalhar o alinhamento das necessidades comuns de cada região”, destacou.
O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Cláudio Veras, anunciou que o Estado será o ponto de partida para o “Projeto Líder em Desenvolvimento Regional”, criado para estimular os gestores públicos a atuarem de forma empreendedora e em conjunto para favorecer o desenvolvimento da região em que estão inseridos. Veras explicou que o Rio Grande do Sul foi escolhido para dar início à ação por que o Estado tem oferecido “grandes exemplos do envolvimento de gestores públicos com a iniciativa privada”. O projeto começará em 2007 e será composto por seis módulos de treinamento, nos quais os gestores trabalharão estratégias para empreender, inovar e buscar soluções em conjunto para dificuldades comuns a várias localidades.
Estrela do evento, e autor do best-seller Reinventing Governement (Reinventando o Governo), de 1993, David Osborne, iniciou sua palestra às 16h, com a platéia do Auditório Itapema completamente lotada.
Osborne salientou que o processo de reforma do setor público acontece em todo o mundo. O desafio, segundo ele, é criar um serviço público profissional e honesto, livre de manipulação política e contratação por meio de favoritismo”. Para ele, esse desafio corresponde à transição da era industrial para a era da informação. “Os governos da era industrial são caracterizados pelas burocracias centralizadas, gestão hierárquica, regras e regulamentos, serviços padronizados, métodos de comando e controle e monopólios públicos. Nos da era da informação, são ágeis, flexíveis, competitivos, inovadores, reagem rápida e positivamente aos clientes e enfocam os resultados”, finalizou.
  * Fonte: Agência de Notícias do Sebrae



26/06/2007
- INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua em...

25/06/2007
- INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua e...

16/06/2007
- INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua e...

21/02/2007
- INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua e...

17/01/2007
- INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua e...

30/10/2006
- INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua e...

23/10/2006
- INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua e...

16/10/2006
- INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua e...

11/10/2006
- INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua e...

02/10/2006
- INFORME EMPRESARIAL - Um guia para administrar a sua e...

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande