Rio Grande - Quarta-feira, 16/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Comunidade 30/10/2006
Apresentado ao presidente da Federgs o Projeto Espaço Cidadão

Integrantes do Comitê de Inclusão e Desenvolvimento de Aptidões na Deficiência e Adaptação Organizacional, liderados pelo secretário Leonardo Salum, da SMCAS, apresentaram na quinta-feira, ao presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para as Pessoas com Altas Habilidades no RS (Faders), Luiz Augusto Gemelli, o projeto “Espaço Cidadão”. A reunião aconteceu na sede do Senac e contou com a participação do vice-prefeito, Juarez Torronteguy e do promotor de Justiça Especializada, Francisco Simões Pires, além dos integrantes do comitê.
O projeto tem a proposta de promover a inclusão social, através do trabalho, capacitando os portadores de deficiência para concorrer a postos de trabalho no mercado. Historicamente comprova-se que é a partir das relações de trabalho que o ser humano constrói uma identidade pessoal e social. “Pelo exercício laboral, atuamos em sociedade, modificamos nossa realidade, transformamo-nos e, a partir de um fazer produtivo, passamos a ter uma maior autonomia e conseqüente valorização num crescente exercício cidadão, ou seja, humanizamo-nos cada vez mais”.
O projeto foi elaborado a partir de uma reflexão centrada nas relações da sociedade com as pessoas com deficiência e a limitação a que têm sido submetidas na construção de uma identidade positiva, na formação de uma consciência crítica e do pleno exercício da cidadania em função da exclusão e da segregação. Com a efetiva implantação do  projeto “Espaço Cidadão”, que deverá acontecer com o apoio da Faders, o Comitê se propõe a intermediar junto à representatividade local, intervenções no sentido de aumentar o nível de autonomia e de independência das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Salum, destaca que com esse projeto, mais uma vez Rio Grande é pioneiro em ações sociais, tendo por base o compromisso e a participação da sociedade. Um estilo que caracteriza o trabalho do nosso governo. O promotor Francisco Simões Pires, afirmou que o projeto “Espaço Cidadão” nasceu com o apoio do Ministério Público, que tem o máximo interesse em tudo que promova o exercício da cidadania e o cumprimento da lei direcionada à igualdade dos direitos do cidadão.
Já o vice-prefeito, na ocasião representando o prefeito Janir Branco, disse tratar-se de mais um projeto na mesma linha dos que integram o Programa Aliança, que tem a participação da comunidade rio- grandina. O presidente da Faders, Luiz Gemelli, não deixou de manifestar seu entusiasmo com o projeto. “Pela magnitude do trabalho apresentado, que é pioneiro no Rio Grande do Sul, assumo o compromisso não só de apoiá-lo, mas de remetê-lo como padrão e exemplo para todos os municípios gaúchos”, disse ele.



04/12/2006
- Natal da Vila Braz depende de doações
- Prefeito autoriza obras de ampliação em mais duas escol...
- Apartamentos do PAR devem ser sorteados antes do Natal

30/10/2006
- Sábado acontece a 5º etapa da Califórnia da Canção
- Expofeira terá maior número de expositores

23/10/2006
- Pescadores da Ilha dos Marinheiros receberão a licença ...
- Smov libera ligação entre P. Marinha e S. Pedro

16/10/2006
- Yeda quer reduzir recursos do porto para o caixa único
- Plano Diretor Participativo tramita no Legislativo
- Romaria de Fátima reúne milhares

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande