Rio Grande - Quinta-feira, 19/10/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Artigo 11/07/2007
A Nossa Água de Cada Dia

Sabemos que a água ocupa um papel de relevo no contexto global dos recursos dinâmicos postos à disposição do homem, pois “água é vida”, da qual não podem prescindir as comunidades, quer par uso doméstico ou industrial. Uma água encontrada de tal e qual natureza, raro é a vez que não necessita sofrer um beneficiamento adequado de sorte a torna-la em condições aptas para o consumo.
Em muitas oportunidades, não é raro encontrarem-se águas de aspecto cristalino, saudável, agradável ao paladar e aparentemente inofensiva ao homem, mas que abrigam um número apreciável de substâncias prejudiciais que podem afetar a saúde dos consumidores. Para torna-la de qualidade garantida e satisfatória, torna-se necessário utilizar processos de purificação.
Muito embora o objetivo do tratamento seja de destruir as impurezas que possam causar doenças, uma tarefa também, não menos importante, é a eliminação dos gostos e odores, cor e durbidez, que numa água considerada potável são inconvenientes. A remoção dessas impurezas é uma tarefa muito importante não só sob o ponto de vista da saúde, como também econômico.
O primeiro passo para o tratamento de uma água e a correta escolha do manancial. Essa pode ser constituído por um rio, açude ou barragem. No entanto, deve ele ser tal que atenda as necessidades locais.
Além disto, a estação de tratamento deve ser projetada para garantir um beneficiamento adequado afim de produzir uma água de qualidade garantida.
Os méritos clássicos de tratamento podem ser subdivididos conforme os seus objetivos em:
1 – Remoção de matérias flutuante, operação que se processa através do emprego de grades, telas e crivos.
2 – Remoção de sólidos em suspensão e partículas finamente divididas que promovem cor e durbidez, trabalho que ocorre através da clarificação, decantação e filtração. Com a conclusão dessas diversas e diferentes etapas findamos a retirada das impurezas, dos contaminantes que se encontram em suspensão na água.
3 – A derradeira etapa de um mecanismo de tratamento consiste na remoção das bactérias, nocivas ao organismo humano. Essa operação, fundamental para potabilidade de uma água tem por objetivo de remover aqueles seres vivos que são capazes de transmitirem doenças ao homem. O cloreto tem sido ao longo dos anos o produto químico mais difundido para a desinfecção das águas.
Ainda, após essa operação, agrega-se um certo residual de cloro visando constituir uma barreira sanitária contra uma eventual contaminação, antes, do uso isto é, do percursso estação de tratamento – residência.
Pode-se esperar, aliás, como é comum para quem trabalha com água, uma certa resistência, uma certa desconfiança e desconforto par parte da população quando clora-se a água usando quantidades maiores devido ao sabor do produto presente. Mas, o que é preciso saber não fica susceptível a contaminar-se com qualquer organismo patogênico.
Um ponto que deve ser abordado e de muito interesse para a população é com relação a assepcia dos reservatórios caseiros, as nossas caixas d’água. É importante que as nossas caixas sejam mantidas limpas e com tampas e que essa repita-se pelo menos uma vez por ano. Pois de nada adianta o controle eficiente de todo o sistema de tratamento e distribuição, aquela desde a captação da água até a chegada em nossas residências, se não tomarmos maiores e melhores cuidados higiênicos com nossos reservatórios.
Por tudo o que se disse, os cuidados que devemos dispensar à água são por demais importantes se realmente desejamos beber um produto higiênico e saudável.

*Engenheiro



18/07/2007
- Cai o Pano

17/07/2007
- Possibilidades e Limites dos Textos Digitais

13/07/2007
- A Vida Imita a Arte- Adilson Luiz Gonçalves*

12/07/2007
- Amor em Paz-Adilson Luiz Gonçalves*

10/07/2007
- Futebol: A Metáfora da Vida

09/07/2007
- E Tudo Começou no Braço

06/07/2007
- Ex-alunos e o futuro das universidades

05/07/2007
- Medo da Luz Adilson Luiz Gonçalves*

04/07/2007
- Água um bem futuro

30/06/2007
- Justiça e Fazer Justiça - Tenente-Coronel Augusto César...

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande