Rio Grande - Terça-feira, 30/05/2017
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Artigo 04/07/2007
Água um bem futuro

A água foi, até agora, considerada um bem infinito e suficiente para acreditarmos que jamais faltaria e acabaria, justamente porque o nosso planeta é composto de 2/3 da mesma. Só que , passou-nos despercebido que daquele total cerca de 97% é água salgada, 2,2% de calotas polares e geleiras, e somente 0,8% pode ser utilizado mais facilmente para abastecimento público. Ainda, dessa pequena fração de 0,8%, 97% correspondem a água subterrânea e restam apenas 3% na forma de água superficial, sendo que desse valor deve ser descontado a poluição dos mananciais, a utilização para a agricultura, para a indústria, etc.
Sem dúvida alguma, o problema mais sério que o mundo se debate hoje, é a disponibilidade de água existente no globo terrestre. O consumo global de água está dobrando a cada 20 anos, valor muito maior do que a taxa de crescimento da população. Entre os anos de 1950 e 2000, a população mundial cresceu de 2,5 bilhões para 6 bilhões de pessoas e até o ano 2050 a projeção para crescimento será de 9 bilhões de pessoas. No entanto a quantidade de água doce produzida pelo ciclo hidrológico não deverá ser alterado, isto é, deverá ser a mesma.
Para termos uma idéia, 25% dos recursos hídricos mundiais de água doce encontram-se na América Latina e Caribe, regiões onde vivem somente 8% da população. Em contraste a África tem 13% da população mundial, mas só tem 5% de água.
País como a Índia, teve a oportunidade de enfrentar uma seca rigorosa nos anos passados, problema que afetou a vida de mais de 50 milhões de pessoas. O consumo de água nesse país tem aumentado de forma assustadora face ao acréscimo da população, em compensação os lençóis de água subterrâneos estão diminuindo em poços abertos e muitos locais estão secando. Prevendo-se dessa forma, para os próximos anos, um estado de calamidade para todo o país. Isso trará menos água para o consumo da população e também abalará a irrigação, causando uma queda na produção de grãos.
A China é outro país que se de bate com carência de água para o abastecimento de sua população, pois vários poços subterrâneos abertos, não acusaram sequer qualquer vestígio de água.
E no Brasil? Embora nossa situação não seja tão calamitosa como da Índia e da China, mas mesmo assim o crescimento populacional maior que a disponibilidade de água disponível, como já o caso da cidade de São Paulo, vem já preocupando as autoridades, visto que o volume de água por habitante, a cada quatro anos tende a diminuir. Se não nos preocuparmos com as nossas reservas de água, atingiremos fatalmente daqui a alguns anos, em nível de Brasil, situação semelhante a da China e da Índia.
Por isso é imprescindível que se poupe água pois a medida que vai ocorrendo a exaustão dos aqüíferos, vais sendo restringido o abastecimento de água para população.
Se não houver por parte de cada um de nós uma maior responsabilidade no que diz respeito a economia de água, o crescimento da população ficará ameaçado e com isso, não só a qualidade da água mas até mesmo a própria vida.
A água deve deixar de ser um bem de uso comum e ilimitado, para ser tratada como um bem de uso controlado.

*Engenheiro.



18/07/2007
- Cai o Pano

17/07/2007
- Possibilidades e Limites dos Textos Digitais

13/07/2007
- A Vida Imita a Arte- Adilson Luiz Gonçalves*

12/07/2007
- Amor em Paz-Adilson Luiz Gonçalves*

11/07/2007
- A Nossa Água de Cada Dia

10/07/2007
- Futebol: A Metáfora da Vida

09/07/2007
- E Tudo Começou no Braço

06/07/2007
- Ex-alunos e o futuro das universidades

05/07/2007
- Medo da Luz Adilson Luiz Gonçalves*

30/06/2007
- Justiça e Fazer Justiça - Tenente-Coronel Augusto César...

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande