Rio Grande - Quinta-feira, 17/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 12/07/2004

SEGREDO: Mário Lucas considera essencial o convívio com os funcionários

A receita é trabalhar com amizade

Mário Souza Lucas é uma dessas pessoas que nasceram para o sucesso. Hoje ele é proprietário da GoldSeas, uma das mais conceituadas agências de assessoria e despachos aduaneiros, mas trabalhou muito para chegar até o posto. Ele conta que com apenas 15 anos de idade já trabalhava vendendo calendários de parede, e sempre quis ter seu próprio negócio. Durante vários anos, ele esteve empregado em diversas empresas e foi aprendendo na prática tudo o que precisava para se tornar um administrador de sucesso.
Em 1994, aos 20 anos de idade, Mário conseguiu um emprego de office-boy em uma companhia marítima especializada em comércio exterior. No ano seguinte, foi trabalhar em uma empresa de despachos aduaneiros, na mesma função que exercia no emprego anterior. Ele foi aprendendo os macetes do ramo até sentir segurança para arriscar a continuar por conta própria. “Comecei de baixo, fazia de tudo um pouco e fui aprendendo como funciona o mercado”, conta.
Em 1997, abriu sozinho sua própria agência. “Enquanto era empregado, fui juntando capital já com essa finalidade. Eu percebia uma carência no mercado, principalmente no atendimento ao cliente, que deixava a desejar pelo número elevado que cada agência cobria. E quando tive a certeza do primeiro cliente, arrisquei tudo”, conta.
Mesmo já tendo um bom cliente, Mário ressalta que não foi nada fácil começar a trabalhar por conta própria. “Comecei com apenas um computador, um telefone e um fax. Montei o escritório numa sala tão pequena que ficava difícil para duas pessoas transitarem. Ao longo desses seis anos cheguei a ter dois sócios, mas não deu muito certo. Hoje continuo mantendo a empresa sozinho, e chego a fazer uma viagem por semana a trabalho”, destaca.
No início, a GoldSeas fazia apenas a desconsolidação de cargas. Hoje, a agência fornece assessoramento desde o embarque das cargas no Exterior, através de parcerias em todo o mundo. Trabalha com agenciamento marítimo, terrestre e aéreo. Fornece seis empregos diretos e tem sua diretoria com mais de 20 anos de experiência. “Desse modo, vamos cumprindo nossa missão de buscar soluções mercadológicas que facilitem as operações de comércio internacional aos nossos clientes e parceiros”, explica.
Para o futuro, Mário pretende continuar mantendo o crescimento constante do leque de clientes e parcerias, além de manter o sucesso da empresa. “A receita do sucesso, para mim, é trabalhar com amigos. Ter amizade com aqueles que trabalham na sua empresa é fazê-los vestir a camiseta e se dedicarem ao máximo”, conclui.



21/11/2005
- Sucesso na comercialização de cestas decorativas

14/11/2005
- Empreendimentos de pai para filho

07/11/2005
- Talento para premiar talentos

31/10/2005
- Amigos até nos negócios

24/10/2005
- Paixão por cavalos é ótimo empreendimento

17/10/2005
- É preciso aproveitar as oportunidades

10/10/2005
- O diferencial se faz nas horas difíceis

03/10/2005
- O destino faz um empreendedor

26/09/2005
- Uma vida e muitas lutas

19/09/2005
- Com um mercado nas mãos e mil projetos na cabeça

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande