Rio Grande - Quinta-feira, 17/10/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 14/06/2004

VISÃO: Marcelo transformou a Papel de Seda numa das mais procuradas papelarias da cidade

Explorando novos horizontes

Marcelo Portela Valente já tinha ex-periência em vendas quando resolveu montar seu próprio negócio. Na verdade, ele trabalhou como vendedor externo para duas grandes marcas de cerveja. Com a fusão dessas duas empresas muitos empregados foram demitidos, inclusive Marcelo. Entretanto, ele não se desesperou. Procurou imediatamente um novo trabalho e acabou descobrindo que também era um empreendedor. Depois de muita pesquisa, ele comprou a loja Papel de Seda, situada no Figueiras Shopping, e a transformou numa das mais procuradas casas de presente da cidade.
No início do ano passado, Marcelo estava recém desempregado quando sua namorada, que também possui uma loja no shopping, lhe informou que havia um negócio à venda perto de seu trabalho. “Quando descobri o que era vi que não tinha nada a ver com o meu ramo, mas resolvi arriscar”, conta.
Ele começou a trabalhar com vendas em 1996. Desde então, precisava sair atrás de clientes. “Agora os clientes vêm até a mim, procuram mercadorias. É algo totalmente diferente, hoje tenho preocupações que não tinha. Só deu certo porque não tinha medo de encarar novidades. Tive que aprender muito sobre esse novo mercado”, ressalta.
Hoje, Marcelo se sente com sorte de ter encontrado um novo mercado para trabalhar. Mesmo assim, no início, seus amigos lhe incentivavam a trabalhar com aquilo que já estava acostumado. “Diziam que eu deveria montar um mini-mercado, trabalhar com bebidas e alimentos. Achei interessante mudar de ramo e descobrir do que eu sou capaz”, pondera.
Quando Marcelo reabriu a Papel de Seda, resolveu continuar trabalhando com os mesmos materiais que a antiga dona havia trabalhado. Mas acrescentou alguns itens a mais, que fizeram a diferença para reerguer o negócio. “Continuei com o ramo de papelaria, mas não para o mercado de escritórios. Busquei uma clientela na faixa etária estudantil, aquelas meninas que gostam de comprar e colecionar canetas diferentes e papéis coloridos. Também reforcei a oferta de brinquedos”, diz.
Ele buscou um outro diferencial naquilo que já fazia há vários anos, como lazer: a plastimodelismo, arte de montar réplicas idênticas de aviões, barcos e automóveis de plástico. “Hoje, tenho informações de que sou o único que dispõe esse tipo de material diretamente para os rio-grandinos. Foi um hobby, que incluí no negócio e que deu certo”, relata.
Marcelo colhe os frutos do sucesso, mas para isso precisou trabalhar duro e escutar seu coração. Ele enfrentou todas as dificuldades que qualquer empreendedor em início de carreira enfrenta, desde dificuldades com fornecedores até as linhas de créditos. Mas nunca se abateu. Tanto, que já pretende ampliar seu negócio criando uma segunda loja, em um ponto mais central. “O importante é não ficar parado assistindo as oportunidades passarem”, conclui.



21/11/2005
- Sucesso na comercialização de cestas decorativas

14/11/2005
- Empreendimentos de pai para filho

07/11/2005
- Talento para premiar talentos

31/10/2005
- Amigos até nos negócios

24/10/2005
- Paixão por cavalos é ótimo empreendimento

17/10/2005
- É preciso aproveitar as oportunidades

10/10/2005
- O diferencial se faz nas horas difíceis

03/10/2005
- O destino faz um empreendedor

26/09/2005
- Uma vida e muitas lutas

19/09/2005
- Com um mercado nas mãos e mil projetos na cabeça

1  2  3  4  5  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande