Rio Grande - Terça-feira, 19/11/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Empreendedor 20/12/2004

PRIVILEGIADOS: Iord e a família uniram o empreendedorismo ao amor pelos animais

Quando a paixão pelos cães torna-se um bom negócio

O rio-grandino Iord Azevedo Silva, 35 anos, sempre foi um cinófilo de carteirinha. Essa paixão incontrolável acabou contagiando sua mulher e filhos, e se transformou num rentável negócio familiar. A Cia. do Cão teve suas semente plantada há onze anos e é hoje uma das mais acionadas empresas locais de serviços de banho e tosa dos bichinhos.
Iord começou a trabalhar na área movido por sua admiração pelos cachorros. Para quem não sabe, o termo cinofilia representa o profundo conhecimento daquele que é considerado o melhor amigo do homem. É esta a especialidade desse microempresário, que já atuou em outros ramos, como consultoria comercial e a segurança patrimonial. Mas foi no assunto que mais domina onde encontrou seu porto seguro. “Já estive em melhores condições financeiras noutros empregos, mas é neste ramo onde me sinto plenamente realizado”, compara.
O conhecimento do empresário realmente impressiona. Quem nunca assistiu na TV a uma competição canina, onde os animais são levados e expostos à opinião de um juiz que, de acordo com uma série de parâmetros definidos no padrão de cada raça, concede a eles os prêmios em disputa? Pois, como criador de cocker, Iord já participou de dezenas de exposições caninas nacionais e internacionais. Ele traz consigo o orgulho de ter em casa o melhor cocker do Brasil de 1997: Max, seu companheiro fiel e a quem considera seu “filho mais velho”.
Seu canil, o Primary Cockers, é especialista em criar belíssimos exemplares da raça, tendo inclusive trazido e enviado cães para países da Europa. Foi a partir dele que Iord resolveu adquirir mais conhecimento no assunto. Outros criadores começaram a solicitar a especialização do colega rio-grandino, e seu primeiro passo foi fazer cursos específicos. “Estudei em Porto Alegre e em São Paulo, onde aprendi bastante sobre os cães”, recorda ele, ressaltando o fato de, na época, não possuir uma visão empresarial acerca da cinofilia.
De acordo com o seu proprietário, a Cia. do Cão tem como meta preparar o animal de maneira personalizada, valorizando o seu bom estado. “Mas é preciso ter muita vontade de trabalhar”, brinca, estendendo os braços e mostrando o perceptível inchamento da mão direita, onde leva freqüentes mordidas dos ‘clientes’. “Isso afora carrapatos e outras pragas”, completa. Além de gerenciar a Cia. do Cão, Iord mantém cães em sociedade com criadores de todos os cantos do País. À distância, ele estuda a árvore genealógica de cada um deles, dando orientações sobre acasalamento e outros assuntos.
Sobre o futuro, ele pretende firmar o nome da empresa e torce para que os filhos Iord, 9, e Leo, 6, assumam o comando. “Eles já têm o essencial: também são apaixonados por cães”, comemora, citando ainda a importância da participação da mulher, Elisa, nas atividades da empresa.



21/02/2005
- Ao fundar a ‘Cristal’ casal realizou o sonho do próprio...

31/01/2005
- O verdadeiro sabor do pão

17/01/2005
- Profissão: perigo

10/01/2005
- Contra a arte capitalista

03/01/2005
- Apostando na tradição

14/12/2004
- Ajudando a impulsionar o artesanato local

06/12/2004
- Educação infantil: um ramo difícil

29/11/2004
- Voltando às raízes

22/11/2004
- “A cumplicidade com o cliente também é essencial”

15/11/2004
- Traçando o caminho inverso

<  6  7  8  9  10  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande